Stress: Dicas para identificar e gerenciar
As mudanças em sua vida nos últimos 12 meses, o tipo de pressão que você vem enfrentando e principalmente a forma como você interpreta e age com as situações de mudanças e pressões podem determinar seu nível de estresse atual. O estresse pode ser combatido com o desenvolvimento de inteligência emocional, resiliência, relaxamento, otimismo e hábitos saudáveis.
A escala de Holmes-Rahe para avaliação de Stress a seguir apresentada, refere-se a uma pesquisa realizada na década de 70, pelos especialistas em Estresse da Universidade de Washington, Holmes e R. Rahe, onde descobriram que o Estresse produzido por importantes "mudanças de vida" era um fator de previsão de futuras doenças. Criaram então um índice de mudanças possíveis, atribuindo a cada uma um valor quanto à capacidade de provocar Estresse em uma escala de 1 a 100. (Bibliografia: “From Stress to Strength” – Do Estresse à força: como aliviar a sua carga e salvar a sua vida. Autor: Robert S. Eliot.)
Para fazer sua auto avaliação, segundo essa escala, marque os acontecimentos que você tenha experimentado nos últimos 12 meses e some as pontuações atribuídas a estes acontecimentos. Um total superior a 150 pontos dá-lhe 50% de probabilidades de ter um problema de saúde em um futuro próximo; se o total ultrapassar os 300, as probabilidades referidas serão de 90% - a menos que tome medidas eficazes contra o Estresse. Tudo depende da forma como você percebe e lida com a situação estressante.
Acontecimentos - Nº de Pontos
Morte do cônjuge 100
Divórcio 73
Ser preso 63
Morte de pessoa querida da família 63
Ferimento ou doença pessoal grave 53
Casamento 50
Demissão do emprego 47
Reconciliação com cônjuge 45
Aposentadoria 45
Doença grave em pessoa da família 45
Gravidez 40
Dificuldades sexuais 39
Chegada de novo membro à família 39
Adaptação a novo emprego ou negócio 39
Alteração da situação financeira 38
Morte de amigo(a) querido(a) 37
Mudança para outra área de trabalho 36
Variação na frequência de discussões com o cônjuge 35
Dívidas 31
Mudança de responsabilidade no emprego 29
Filho(a) saindo de casa 29
Dificuldades com os sogros 29
Façanha pessoal incomum 28
Cônjuge começa ou pára de trabalhar 26
Inicio ou término de estudo escolares 26
Alteração nas condições de vida 25
Revisão de hábitos pessoais 24
Dificuldades com o chefe 23
Mudança nas condições ou horários de trabalho 20
Mudança de escola 20
Mudança de tipo de lazer 19
Mudança de atividades sociais 18
Alteração nos hábitos de dormir 16
Alteração nos hábitos de comer 15
Férias 13
Natal 12
Transgressões (não graves) da lei 11
Acontecimentos, Soma Total de Pontos =
Sua Pontuação
PONTUAÇÃO - A Escala abaixo pode prever a probabilidade (suscetibilidade) de você ser vítima de alguma doença relacionada ao Estresse.
De 0 a 149 pontos - Baixa probabilidade
De 150 a 299 pontos - Média probabilidade
300 ou mais pontos - Alta probabilidade
Se o resultado for de média a alta probabilidade, desenvolva habilidades de gerenciamento de estresse, inteligência emocional, hábitos saudáveis, exercícios físicos, atitudes positivas. Outras atividades de recomposição do equilíbrio podem incluir técnicas de gestão do tempo, respiração diafragmática, meditação, Yoga, Tai-Chi-Chuan. Identifique seus sinais físicos, cognitivos e emocionais do estresse e faça recomposições físicas, cognitivas e emocionais correspondentes e adequadas. Procure ajuda de profissional da área de saúde, médico, psicólogo e/ou de um profissional coach especializado.
Lembre-se: o nível de estresse depende de como você interpreta e reage frente a situações potencialmente estressantes. Desenvolver inteligência emocional, resiliência, otimismo e hábitos saudáveis são fundamentais para combater o estresse.
Estamos à disposição para colaborar na identificação de sinais (físicos, cognitivos e emocionais) e gerenciamento do estresse, incluindo desenvolvimento de inteligência emocional.
Paula Sampaio de Saboia Araujo – www.upcoaching.com.br
e-mail: paulasaboia@upcoaching.com.br